Sessão solene encerra segunda turma da Câmara Jovem

10 Dezembro de 2018
A segunda legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai a Câmara foi encerrada na noite da última sexta-feira, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Caraguatatuba.

Em abril deste ano foram empossados os 15 jovens vereadores da Câmara Jovem, que teve a estudante Sophia Assef Cunha como presidente desde mandato. Neste período, foram realizadas reuniões e cinco sessões para discussão e votação de proposituras criadas pelos próprios jovens parlamentares.

Todos os jovens vereadores, seus suplentes e orientadores, receberam um certificado do presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar). Os estudantes puderam ainda fazer uso da palavra na tribuna e falaram sobre a experiência de terem participado do programa. A sessão contou também com a presença do vereador João Silva de Paula Ferreira (De Paula) e da secretaria municipal de educação, Márcia Paiva.

Antes da solenidade, foi realizada a 05ª sessão dessa segunda legislatura. Os jovens vereadores aprovaram o requerimento nº 08/2018, de Geovana Rabelo, que requer informações do Poder Executivo sobre a promoção de políticas públicas destinadas a conscientização e prevenção contra maus-tratos a animais domésticos e silvestres no município.

Gabriela Lopes apresentou duas moções, ambas aprovadas. A primeira, de nº 02/2018, manifesta congratulações com os professores coordenadores do projeto CLIMA – Ciranda de Literatura, Imagem e Meio Ambiente – da rede municipal de ensino, pelos relevantes serviços prestados. A segunda congratula com a Guarda Mirim do município, na pessoa de seu coordenador, professor Daniel Ribeiro de Souza. Membros da Guarda estiveram presentes e se emocionaram com o depoimento de uma das jovens parlamentares, que elogiou o professor Daniel pelo trabalho realizado.

Tato Aguilar falou da satisfação em formar mais uma turma do programa Jovem Legislador. “A Câmara Jovem era um sonho que eu tinha quando assumi a presidência da Casa. Acredito que o nosso futuro está nesses jovens e por isso sempre incentivei e cobrei para que esse projeto fosse levado adiante. Saio desta noite muito feliz em ter vivido essa experiência maravilhosa e orgulhoso em ter plantado uma semente, ensinando na forma correta o que é a política”, disse.

O programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Integraram a segunda legislatura do programa Jovem Legislador: Ana Luiza de Oliveira da Silva (EMEF Maria Aparecida de Carvalho), Camilly Vitoria Lazzaro Ferreira (EMEI/EMEF João Batista Gardelin), Eric Diogo Nunes da Silva (EMEF Profº Luiz Silvar do Prado), Evellyn Maria Barbosa dos Santos (EMEF Euclydes Ferreira), Gabriela Lopes (EMEF Antonio de Freitas Avelar), Geovanna Ferreira Rabelo (EMEF Maria Moraes de Oliveira), Isabelly Domingues Costa dos Santos (CIEFI Ricardo Luques S. Serra), Isis Logatto Messias (EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz), Kamilly Vitória Ritelli da Silva Maradei (EMEF Maria Aparecida Ujio), Maria Julia Rodrigues da Silva Santos (EMEI/EMEF Lúcio Jacinto dos Santos), Rafael de Oliveira Fraga (Colégio Tableau), Rayssa Sara B. Emboaba (EMEF Maria Thereza de Souza Castro), Serena de Jong Orteney do Nascimento (CIEFI Edna Maria Nogueira Ferraz), Sophia Assef V. Cunha (Colégio Adventista) e Vitória Miller de Oliveira (EMEF Antônia Antunes Arouca).