Câmara recebe integrantes da Câmara Jovem

09 Abril de 2019
Na tarde de terça-feira, o Presidente do Poder Legislativo Municipal de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), deu as boas-vindas aos Jovens Vereadores da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

Após abrir a primeira reunião da Câmara Jovem e falar um pouco da experiência como Parlamentar, Carlinhos da Farmácia passou a palavra ao coordenador do projeto, Carlos Alberto Paulino Ferreira, que deu maiores detalhes sobre o programa e como será a solenidade de posse, marcada para o próximo dia 26.

O processo para a escolha da Mesa Diretora da Câmara Jovem de 2019 também foi explicado pela equipe, que cobrou comprometimento dos estudantes e de seus orientadores, responsáveis em acompanha-los durante os encontros.

A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. Os eleitos participarão das atividades legislativas do programa. Os titulares tomarão assento no plenário, onde irão deliberar sobre as proposituras e participarão das discussões sobre temas propostos pela comissão. Os suplentes acompanharão todas as discussões.

O programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

Para participar, os alunos elaboraram um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.

O projeto é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, juntamente com o assessor de comunicação da Câmara, Vitor Miki. O programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretária, Márcia Paiva, junto com a chefe de seção técnica pedagógica, Sandra de Paula e o chefe de seção de programas e atividades, Mário Luiz da Silva.

Os Jovens Vereadores de 2019 são: Thais Emanuelle Duraes, Julia Rodrigues de Jesus, Rebecca Pedroso Cunha, Tiago da Costa Andrade Cardoso, Eyxla Lorran e Oliveira da Silva, Luara Germano Batista, Marco Antônio Duarte Aulicino, Bianca Santos, Sophia Gonçalves Vecchio, Amanda de Lira Brito Nascimento, Mayara Tabosa Rocha, Arthur Rangel de Almeida Silva de Santana, Pedro Silva Neto, Pamela Bernardes Pedreira e Sarah Feijó Fernandes.

Jovens Suplentes: Nayara Ramos Florêncio, Mario Luan de Oliveira Silva, Camily Vitoria Diniz da Silva, Bárbara Alves, Arthur Xavier Rocha de Souza, Rebeca Lorhany Gonçalves Carneiro, Maria Julia Prado Pereira, Giuliana Soares Ribeiro, Helenna Cristina de Oliveira Cotia, Lazuly de Jong Orteney Do Nascimento, Camila Szabo de Oliveira, Davi Figueiredo e Silva, Josafa Marcello Rodrigues, Leticia Pacheco Cabral e Laura Diniz Soares.