Legislativo terá Câmara Jovem

24 Agosto de 2017
Na última quarta-feira pela manhã foi realizada a primeira reunião com articuladores do Programa Jovem Legislador – Câmara Jovem - da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que tem como objetivo oferecer aos estudantes do município, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

O Presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), recebeu no plenário da Casa de Leis, professores, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques S. Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.

A Câmara Jovem será composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. Os eleitos participarão das atividades legislativas do programa. Os titulares tomarão assento no plenário, onde irão deliberar sobre as proposituras e participarão das discussões sobre temas propostos pela comissão. Os suplentes acompanharão todas as discussões.

O aluno candidato, para participar, elaborou um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.

A solenidade de posse será realizada na Câmara Municipal, no início de setembro, com data a ser definida nos próximos dias pelos organizadores.
“É mais um sonho que realizo dentro da política. Desde o primeiro dia como Presidente da Câmara, desejo implantar esse programa em nossa cidade. Tenho certeza que é mais uma semente que semeamos em busca de um futuro melhor, da conscientização do que realmente é a política, de como exercer de forma correta a cidadania”, disse Tato Aguilar.

“Como professor, sempre digo que investir na educação política é a melhor maneira de se ter um país melhor, pois estamos iniciando esse desenvolvimento desde cedo”, completou o Presidente da Câmara.

O projeto é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, juntamente com o assessor de comunicação da Câmara, Vitor Miki. O programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Secretário, Ricardo Ribeiro, junto com a chefe de seção técnica pedagógica, Sandra de Paula e o chefe de seção de programas e atividades, Mário Luiz da Silva.

O programa Jovem Legislador foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179, de 08 de junho de 2009. Essa será a segunda edição da Câmara Jovem.